50 anos do curso técnico em Química do CEFET-MG com Homenagem a Marie Curie

curie20

Vestuário da visita da Madame Curie a Minas Gerais. Créditos: Matheus Ruas/Agência Pixel CEFET-MG.

Por Antônio Arapiraca

Para comemorar os 50 anos de criação do curso técnico em Química, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), convida para uma exposição sobre a vinda da cientista polonesa Madame Curie a Minas Gerais em 1926. A exposição começou no dia 19 e vai até o dia 11 de junho no hall do Refeitório do Câmpus I.

Marie Curie, mais conhecida como Madame Curie, atuava nas áreas de Física e Química e dividiu o prêmio Nobel de Física de 1903 com Pierre Curie (seu marido, morto num acidente automobilístico em 1906) e Antonie Henri Becquerel pelas suas descobertas no campo da radioatividade. Em 1911 ela recebeu o Nobel de Química por ter descoberto os elementos químicos rádio e polônio. Com isto, ela se tornou a primeira mulher a receber o prêmio e até hoje é a única pessoa que recebeu um Nobel de Química e um de Física.

curie13

Quebra cabeças sobre madame Curie exibido na exposição Créditos: Matheus Ruas/Agência Pixel CEFET-MG.

curie17

Estudantes montam o quebra cabeças sobre madame Curie na exposição. Créditos: Matheus Ruas/Agência Pixel CEFET-MG.

Em 1926, madame Curie visitou o Brasil para conhecer o Instituto do Câncer de Belo Horizonte. Instituição fundada em 1922 na capital mineira e primeiro centro destinado à luta contra o câncer no Brasil. O episódio da visita de Curie ao Brasil é narrado em artigo dos médicos radiologistas Sandro Fenelon e Sidney de Souza Almeida publicado em 2001 na Revista Radiologia Brasileira. Essa visita é considerada um marco para a medicina brasileira.

Para termos uma idéia da importância da cientista, o ano de 2011 foi escolhido pela  União Internacional de Química Pura e aplicada (IUPAC, sigla em inglês de International Union of Pure and Applied Chemistry) e pela UNESCO como o Ano internacional da Química e o objetivo dessa iniciativa, além de reconhecer a química como ciência indispensável à sociedade, foi comemorar os 100 anos do prêmio Nobel de Química recebido por Marie Curie e também enfatizar o protagonismo feminino na ciência.

curie1

Créditos: Matheus Ruas/Agência Pixel CEFET-MG.

curie16

Créditos: Matheus Ruas/Agência Pixel CEFET-MG.

Nestes 50 anos, o curso técnico em Química do CEFET-MG formou muitas gerações de profissionais e se consolidou como um dos cursos de excelência na área no país.

A curadoria da exposição ficou a cargo da professora da Coordenação de Artes do CEFET-MG e especialista em Divulgação Científica, Cláudia França, que qualificou a madame Curie como uma mulher à frente do seu tempo. “A cientista era dotada de uma incrível mente científica, movida por indagações que não eram típicas das mulheres de sua época”, declarou França.

Serviço:

Exposição Madame Curie em Minas Gerais

Data: 19 de maio de 2014 a 11 de junho de 1014, das 9 às 21h

Local: Hall do Refeitório do Câmpus I do CEFET-MG. Av. Amazonas, 5253

Entrada Franca | Mais informações: (31) 3319-7151

Com informações da Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

Deixe um comentário