Ciência, café e cultura mobilizou Juventude do CEFET-MG para ver os astros

Por Júnia Teixeira

O CEFET-MG realizou na noite da última quarta-feira, 14, mais uma edição do projeto de divulgação científica Ciência, Café e Cultura. O evento foi realizado ao ar livre no complexo poliesportivo da instituição e teve como tema: “Astronomia, uma ciência tão intrigante e ao mesmo tempo tão distante do contexto escolar – por quê?”.

Diversos astrônomos profissionais e amadores, debateram com estudantes do nível médio, superior e o público em geral sobre o fato da astronomia ser tão presente em nossas vidas e tão pouco estudada nas escolas. Cristóvão Jacques, astrônomo amador mineiro descobridor do cometa Sonear, e o professor Leonardo Soares, coordenador do Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG, estiveram entre os palestrantes que responderam muitas perguntas para esclarecer dúvidas do público presente.

Um dos questionamentos versou sobre a possibilidade de existência de extraterrestres. Cristóvão Jacques afirmou que essa crença vem a partir de uma análise estatística, já que o universo é muito grande. “Uma coisa é existir uma vida fora da Terra, outra coisa é essa vida conseguir chegar até a Terra. Recentemente foi descoberto um planeta fora do sistema solar que tem características e tamanho parecidos com o da Terra. Esse planeta está situado a 500 anos-luz de distância, o que representa uma distância muito grande para que alguma forma de vida chegue até aqui”.

Para quem se interessar foi feito um convite de um observatório aberto ao público que funciona todas as quintas feiras de 19h00 h às 21h00 h, Colégio Santo Agostinho, entrada pela Rua Aimorés, 2735. Site: http://www.ceamig.org.br. Além da indicação do Stellarium que é um software que simula uma carta do céu bastante interativo e permite você observar o céu pelo seu computador. Site: http://www.stellarium.org/pt/.

Deixe um comentário