MOCS traz experiência geopolítica para a sala de aula

mocs

Estudante discursa durante o IV MOCS. Créditos: MOCS/Divulgação.

Por Luísa Santos/Agência Pixel CEFET-MG

Ocorreu, no último final de semana (24 e 25) o MOCS, Modelo de Comitês Simulados do CEFET-MG. O projeto, já em sua quarta edição, se propõe a simular reuniões de comitês internacionais para resolver pontos de extrema relevância no cenário político internacional.

Iniciado em 2011, o MOCS vem com a proposta de inserir os alunos do CEFET, tradicionalmente ligados às ciências exatas, no mundo da política e da negociação. A quarta edição do modelo contou com cinco comitês, mais a imprensa. Organizado por alunos para os alunos, o MOCS tem a proposta de fazer com que os participantes sintam um pouco do que significa fazer parte do jogo político internacional, cumprindo prazos e lidando com crises e imprevistos.

mocs1

Panorâmica do comitê de simulação. Créditos: MOCS/Divulgação.

mocs5

Negociação em curso. Créditos: MOCS/DivulgaçãoCréditos: MOCS/Divulgação

O modelo contou com a participação não somente de alunos do CEFET, mas também de outras escolas de ensino médio da região metropolitana, bem como alunos de graduação. Nos dois dias de evento, os participantes discutiram temas como direitos da mulher, direito à migração, cooperação econômica, intervenções militares e ideologias políticas, e exercitaram a retórica, a oratória e a negociação.

A ideia de criar o modelo veio após a participação no Mini ONU, tradicional simulação para alunos do ensino médio de Minas Gerais, organizada pelo curso de Relações Internacionais da PUC Minas. “Nós gostamos bastante da experiência,” diz Cairo Rodrigues, ex-aluno do curso de Mecânica, no CEFET, um dos idealizadores do evento e secretário-geral da segunda edição do modelo. “Fomos convidados a participar de outras simulações internas de outros colégios de BH, como a SIA, do Colégio Santo Agostinho, e a SIMA, do Colégio Magnum. Resolvemos criar também uma simulação para o CEFET”, lembrou.

mocs3

Os estudantes usam a criatividade e se caraterizam para representar diversas nacionalidades. Créditos: MOCS/Divulgação.

mocs4

Um selfie para descontrarir. Créditos: MOCS/Divulgação.

O MOCS é realizado anualmente pela CODIC, Comissão de Diplomacia do CEFET, reconhecida no mundo das simulações pela qualidade de seus delegados. Presença registrada não somente nas simulações internas de BH, os membros da CODIC participam de simulações de grande porte fora de Minas Gerais, como a SINUS, organizada pela UnB em Brasília, e a ONU Jr., organizada pela Unilasale, no Rio de Janeiro, e já participaram, inclusive, em eventos internacionais, mandando uma delegação para a Harvard Model United Nations em 2013, realizada em Boston, participação esta que marcou presença. Este ano, a CODIC foi formalmente convidada a participar novamente do Harvard Model United Nations, a realizar-se em Pequim, notícia esta recebida com grande emoção pelos membros do secretariado do evento durante a cerimônia de abertura. Confira mais sobre o MOCS em no site  e curta o evento no facebook.

Deixe um comentário