Brasileiro ganha principal prêmio internacional de matemática

RTEmagicC_Artur_Avila.jpg

Matemático brasileor Artur Ávila, ganhador da Medalha Fields 2014. Créditos: International Mathematical Union/Divulgação.

Por Antônio Arapiraca/Agência Pixel

Em uma cerimônia realizada, hoje, 13, na abertura do Congresso Internacional de Matemáticos, em Seul na Coréia do Sul, o brasileiro Artur Ávila Cordeiro de Melo foi agraciado com a mais importante distinção da área, a Medalha Fields.

Concedida pela União Internacional da Matemática, a medalha é atribuída, desde 1936, a cada quatro anos durante a realização do Congresso Internacional de Matemáticos, e visa reconhecer avanços significativos no campo da Matemática.

O matemático brasileiro, que divide o prêmio com mais três cientistas (Manjul Bhargava, Martin Hairer e Maryam Mirzakhani), teve reconhecidas suas contribuições na teoria dos sistemas dinâmicos, as quais mudaram a face daquele campo.

Com apenas 35 anos, Ávila é natural do Rio de Janeiro e doutorou-se pelo prestigiado Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA/RJ) aos 22 anos. Ele, que é pesquisador vinculado ao Centre national de la recherche scientifique (CNRS da França), já recebeu, além da Medalha Fields, diversos prêmios internacionais como os Prêmios Salem (2006) e da Sociedade Européia de Matemática (2008).

Segundo a União Internacional da Matemática em seu site, o trabalho de Ávila é uma inspiração para a nova geração de matemáticos. 

Esta é uma das mais importantes honrarias já recebidas por um cientista brasileiro e coloca o nome do jovem Ávila entre os grandes nomes da nossa ciência.

Deixe um comentário