O legado deixado pela META para a educação profissional

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João Vitor Pizarro, Julio Martins e Gustavo Valadares posam orgulhosos com o equipamento que desenvolveram. Créditos: Gustavo Valadares/Arquivo Pessoal.

por Anna Carolina Gomes e Antônio Arapiraca/Agência Pixel

Nos dias 17, 18 e 19 de setembro, ocorreu no Cefet-MG a 24a Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (Meta), quando os alunos apresentaram os seus trabalhos científicos para a comunidade. Entre eles, estavam Gustavo Valadares, João Vitor Pizarro e Julio Martins, estudantes do 3o ano do curso técnico em Eletrônica e responsáveis pelo trabalho “Módulo Universal de Conficionamento Analógico de Sinais”, sob a orientação dos professores Ronan Rossi e Ivonilde Lelles. Eles também participaram da edição passada do evento e, em ambas, obtiveram premiação.

Estes alunos estão entre centenas de adolescentes que ingressam no Cefet-MG anualmente e têm a oportunidade de desenvolver habilidades profissionais antes mesmo de ingressarem no mercado de trabalho ou em uma faculdade. Uma formação mais completa e conscientização em relação à contribuição social estão entre os objetivos do evento, que tem como aposta a influência positiva na forma como os alunos atuarão futuramente a partir destas habilidades profissionais adquiridas.

“A superação de desafios é algo incomparável. Eu penso que foi um enorme aprendizado para mim. Preparar e construir um projeto até sua apresentação saindo do zero é uma experiência marcante e cheia de obstáculos”, disse Gustavo Valadares. Já para o aluno João Pizarro, a Meta traz evolução pessoal para os alunos. “É o momento mais esperado do ano para certos alunos do ensino técnico do Cefet-MG. No meu caso, participei da Meta duas vezes e em ambas, tive que me esforçar bastante junto aos meus colegas para chegar ao nosso objetivo. Creio que através desse esforço, o conhecimento e experiência adquiridos sejam recompensas mais do que satisfatórias para qualquer aluno”, disse.

De acordo com o professor Ronan Rossi, como fruto desses desafios, os três alunos desenvolveram habilidades como a elaboração de projeto eletrônico, montagem de placa de circuito impresso, depuração e testes de placa após-montada, ajuste, calibração de condicionador de sinais e configuração de mostrador (display) digital. “O contato com aplicações reais, em gera,l leva a um processo reflexivo e prático que é muito enriquecedor, aumentando a capacidade dos alunos para resolver problemas, fazer escolhas, lidar com dificuldades”, explica.

Comunicação é fundamental

Já o professor Adelson Moreira, pesquisador na área de educação e diversificação de ambientes de aprendizagem no Cefet-MG, aponta que a comunicação dos trabalhos para o público, tanto interno como externo, proporciona aos estudantes uma análise sobre a experiência vivida ao desenvolver os trabalhos. “Eles percebem as oportunidades, as falhas e o retorno adquirido com a experiência, o que não ocorre em outros contextos e ambientes, como a sala de aula”, afirma. Quem atesta isso é o estudante Julio Martins, que considera a Meta um evento de grande valor para qualquer aluno: “Ela consegue suprir, através das dificuldades que enfrentamos, alguns pontos no conhecimento prático que acabam não sendo ensinados na sala de aula”, exemplifica.

Através dessa formação baseada na aprendizagem prática e conscientizadora, segundo o professor Adelson Moreira, o Cefet-MG, juntamente com seus alunos, valorizam cada vez mais o desenvolvimento de projetos e trabalhos científicos com a intenção de formar profissionais mais competentes e conscientes do seu papel na sociedade.

No video abaixo, saibam mais sobre o trabalho desenvolvido, apresentado pelos alunos Gustavo e Julio:

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