Embraer visitou CEFET-MG de olho em mão de obra qualificada

giuliano

Giuliano Mendonça, Engineering Supervisor da Embraer. Créditos: Júlia Rozenberg/Agência Pixel.

por Júlia Rozenberg/Agência Pixel

Na última sexta-feira, 05, engenheiros da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer), estiveram no auditório do campus II do CEFET-MG e proferiram um seminário onde apresentaram a empresa e discutiram os desafios tecnológicos que enfrentam.

A Embraer é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, com mais de 40 anos de existência, atuando nas etapas de projeto, desenvolvimento, fabricação, venda e suporte pós-venda de aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva, além de oferecer soluções integradas para defesa e segurança e sistemas.

Com escritórios e fábricas em várias partes do mundo e mais de cinco mil aeronaves vendidas em todos os continentes, a empresa abriu em 2012 um Centro de Engenharia e Tecnologia em Belo Horizonte e sinaliza com possibilidades de vagas para engenheiros e outros profissionais.

A apresentação foi feita pelos engenheiros Mário Lott – Senior Manager of Knowledge Management and Engineering e Giuliano Mendonça – Engineering Supervisor, que  nos concedeu a entrevista abaixo.

Qual tem sido o foco de atuação da Embraer em Minas Gerais?

Giuliano Mendonça: Desenvolvimento de novos produtos, principalmente na área aeronáutica, análise estrutural, engenharia de materiais, projetos e estruturas, desenvolvimento de softwares embarcados e não embarcados, modelagem e simulação de sistemas.

Quais as áreas de engenharia que atuam em Belo Horizonte principalmente?

Giuliano Mendonça: Engenharia aeronáutica, de estruturas, modelagem e simulação de sistemas e engenharia de software.

Existem perspectivas de ampliação dessas áreas ou outras em Belo Horizonte?

Giuliano Mendonça: A atuação da Embraer em Belo Horizonte começou em 2012 com 50 pessoas, hoje nos somos umas 150 pessoas e a previsão é para o ano que vem chegar a 200 pessoas. E se vai crescer além disso, ou não, depende das necessidades da empresa ou do mercado.

Qual é a característica do profissional que a Embraer busca?

Giuliano Mendonça: Principalmente postura. Ser um profissional com boa postura, comprometido, responsável, que saiba trabalhar em equipe, que tenha humildade para aprender, disposição para ensinar e que consiga se auto-gerenciar.

Em relação aos conhecimentos técnicos, quais áreas são mais importantes ter conhecimento?

Giuliano Mendonça: O principal é aquele conhecimento de base, que geralmente fica no inicio do curso, e que às vezes não são muito valorizados. Como as bases matemáticas, físicas, lógicas, de algoritmos, de métodos numéricos. Todos esses conhecimentos que formam a base são os mais fundamentais para a gente, pois é a partir deles que nosso profissional consegue criar novos conhecimentos.

Deixe um comentário