Entenda a Agência Pixel

divulga3O que é a Agência Pixel?

É uma agência de notícias voltada à Divulgação Científica e Webjornalismo Colaborativo, que é desenvolvida na Coordenação de Área de Ciências do CEFET/MG a partir de um projeto de extensão e de diversos outros projetos acadêmicos. Um experimento pedagógico com o intuito de popularizar a ciência, a tecnologia e a inovação (CT&I) numa dimensão crítica que leve a sociedade a tentar perceber os aspectos positivos e negativos da CT&I e qual a sua importância. Acreditamos que o compartilhamento de informações e conhecimentos é fundamental e por isto a Agência Pixel é desenvolvida num ambiente colaborativo utilizando majoritariamente ferramentas de Software Livre como forma de estimular o uso de plataformas livres para divulgação de CT&I em redes colaborativas.

Por que Pixel?

A produção, apreciação e divulgação de imagens é uma das atividades centrais da humanidade. Um dos processos tecnológicos mais antigos de produção de imagens é aquele que é feito utilizando Pixels como unidade minima. Neste processo uma imagem com poucos Pixels tem uma aparência borrada e deve ser vista a uma boa distância para que possamos visualizar melhor a mesma. Já uma imagem com muitos Pixels apresenta uma maior nitidez. Acreditamos, portanto, que se agregarmos o maior número possível de pessoas produzindo colaborativamente podemos ter uma divulgação de informações relacionadas a ciência, tecnologia e inovação mais “nítida”.

Além deste sentido de ação coletiva, temos uma perspectiva cultural associada aos Pixels. Eles estão intimamente relacionados com a cultura dos hackers que revolucionaram o mundo da ciência e da tecnologia utilizando terminais de computadores de baixa resolução (ou seja, poucos Pixels) a partir do início dos anos 60.  A fonte utilizada na logomarca do Pixel é uma homenagem a estes hackers e seus terminais.

Com o desenvolvimento posterior da informática os video-games passaram a ocupar um espaço importante na nossa cultura. Os atuais jogos de computador utilizam uma quantidade enorme de Pixels e até mesmo desenhos vetoriais, que são baseados em cálculos matemáticos. Mas, graças à galáxia que é a internet até os mais jovens podem ter acesso aos primeiros jogos de computador que utilizavam poucos Pixels e faziam a diversão da juventude da época. E por falar em internet, o uso da mesma sempre fica muito mais confortável quando utilizamos muitos Pixels!

Por que o Cubo Mágico?

Escolhemos o Cubo Mágico (ou Cubo de Rubik) porque ele é um desafio de inteligência e a resolução do mesmo envolve um processo de conformação de imagens a partir da combinação das pequenas partes (ou Pixels!) do cubo. O cabo de rede saindo de dentro do cubo é uma forma de expressar o fato de que a ciência e a tecnologia só podem ser concebidas a partir de desafios à nossa capacidade de resolver problemas.

A combinação de metáforas como os Pixels, o Cubo Mágico e os cabos de rede são os motes para este novo veículo de comunicação que pretendemos desenvolver no CEFET/MG. Mas, para que nossos planos se concretizem, vamos precisar da ajuda de vocês.

Clique no link abaixo para acessar os projetos que estão sendo desenvolvidos pela nossa equipe.

Projetos envolvidos.