Ambientes de aprendizagem de ciências constituídos por atividades de divulgação e ficção científicas

Este projeto de pesquisa tem a proposta de desenvolver uma abordagem que diversifique o ambiente de aprendizagem de ciências utilizando uma abordagem situada no campo dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, o qual investiga a relação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Pretendemos contribuir para a aprendizagem de conceitos de ciências na educação profissional e tecnológica numa perspectiva critíca com relação aos usos sociais da ciência e tecnologia a partir da produção e socialização de recursos mediacionais. Neste contexto, a leitura e produção de textos de Divulgação Científica (DC) associadas à literatura e ao cinema de Ficção Científica (FC) surgem como poderosas alternativas mediacionais capazes de alfabetizar científicamente indo para além do ensino tradicional propedêutico. Mais especificamente, o nosso objeto de pesquisa será centrado no ensino de conceitos básicos de física necessários para o entendimento de diversos fenômenos envolvendo a estrutura e funcionamento do anel acelerador de elétrons do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). A utilização deste tipo de tecnologia tem sido uma tendência mundial para realizar diversas pesquisas científicas e industriais e entendemos como relevante uma discussão para um maior conhecimento sobre este tipo de tecnologia que vem ocupando cada vez mais espaço em nossa sociedade. Pretendemos verificar a contribuição de DC e FC no processo ensino-aprendizagem de estudantes da EPTN do CEFET/MG explorando aspectos característicos da tecnologia síncrotron. De modo a implementar uma agenda de integração destes elementos como recursos mediacionais pretendemos produzir conteúdo (textos, vídeos, podcasts e etc) de DC relacionados ao tema.

O projeto é desenvolvido dentro do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Jr do CEFET-MG (BIC-Jr) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e é desenvolvido pela bolsista Luisa dos Santos Paulo sob a coordenação dos professores Antônio Francisco Cruz Arapiraca e Adelson Fernandes Moreira.